A memória de uma cidade em uma marca 🏙
A Universidade Federal de São Paulo me procurou novamente após a finalização do seu primeiro projeto, deste vez para ajudar na criação da marca de uma nova iniciativa da universidade: o Centro de Memória Urbana de São Paulo.
Similar ao projeto do Amabile, este acervo traz um tema diferente e outras atividades e focos em relação à cidade de São Paulo. Este projeto consistiu na criação de uma marca para o acervo que pudesse ser usada em seus meios físicos, e mais tarde, em seu novo acervo digital, também desenvolvido por mim. 👇🏽
Detalhes do projeto
Clientes & Ano
- Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- 2021
Escopo
- Pesquisa de público
- Design
Itens
- Logomarca
- Elementos da marca
- Cartão de visitas
- Papel Timbrado
- Aplicações físicas diversas
Construindo a marca 🎨
O principal: a logomarca. O Centro de Memória Urbana é um acervo digital e um conjunto de ações ligadas à UNIFESP, e sua marca precisava ser neutra e flexível. Por este motivo, a logomarca traz uma aplicação simples em preto ou branco, e com variações de complexidade que se mantém sóbrias e fáceis de aplicar em qualquer contexto.
A paleta de cores foi definida com base em um estudo de marca e de cores do ramo, focando no laranja e no vermelho. As fontes foram escolhidas por sua aparência clássica e tradicional, remetendo à ideia de um acervo digital, e também pela facilidade de leitura.
Por fim, foram desenvolvidos vários elementos auxiliares para a marca. Eles giram em torno do tema de um acervo, e do sentimento de estudo, papel e caneta. Foram escolhidas texturas de papel, tinta e adesivos, e também desenhados os traços de um lápis, pincel ou caneta. Estes elementos ajudam à marca a ser mais completa através de aplicações físicas e digitais. ✏️
Materiais impressos 📝
Nos materiais impressos nós focamos na simplicidade. Somente as informações essenciais no cartão de visitas, e um modelo de papel timbrado para usar nos documentos e pesquisa do acervo.